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Dados Básicos
Título
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR FRENTE ÀS ESTRATÉGIAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA: ESTUDO CROSS-CULTURA (BRASIL E ESPANHA) NO SETOR DE TRANSPORTE AÉREO
Número do projeto
029746
Número do processo
029746
Classificação principal
Pesquisa
Data inicial
30/05/2011
Data final
01/09/2013
Resumo
Em virtude desse novo modo de perceber o meio-ambiente fomentado pela ampliação da discussão sobre o assunto e sobre o papel dos cidadãos em relação a esta questão, notam-se mudanças em direção a uma maior conscientização dos padrões de consumo. Ou seja, as decisões de compra têm sido influenciadas pelo aumento da sensibilidade e da consciência ambiental (DRUMWRIGHT, 1994; MENON e MENON, 1997). Assim, já é possível verificar o surgimento de um novo tipo de consumidor, aquele que leva em consideração as questões ambientais no momento de seu consumo.Diante disso, a partir do momento que a responsabilidade social se torna um fator de análise do consumidor para escolha de um produto, ela passa a influenciar diretamente a intenção de compra. Por este motivo, as empresas passam a buscar satisfazer essa demanda e adotam políticas sociais e ambientais. O consumidor tem papel fundamental nesse processo. Suas atitudes podem premiar ou punir as empresas, comprando ou não seus produtos (HANDELMAN; ARNOLD, 1999). Nesse sentido, estudos em âmbito internacional apontam que o reconhecimento das práticas de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) parece ter influência positiva sobre as atitudes dos consumidores para com as empresas (BROWN E DACIN, 1997, MURRAY E VOGEL, 1997), sobre a reputação (FOMBRUN E SHANLEY, 1990), e avaliação do consumidor dos atributos do produto (BROWN E DACIN, 1997, CREYER E ROSS, 1997). Em paralelo, nos últimos anos, a pesquisa cross-cultural de marketing tem assumido grande importância no mundo acadêmico e empresarial. A cultura de um país há tempos tem sido identificada como a característica chave que define as diferenças no comportamento do consumidor (LYNN, ZINKHAN e HARRIS, 1993), o que motiva a temática deste estudo em adotar um enfoque cross-cultural, posto que as diferenças culturais podem ser as causas das diferentes percepções do consumidor (RAWWAS, 2001). No intuito de analisar as relações causais entre as variáveis cultura, responsabilidade social corporativa e comportamento do consumidor, emerge o problema desta pesquisa: Em que aspectos se diferem a percepção, atitude e intenção de compra de consumidores brasileiros e espanhóis frente a ações de responsabilidade social de companhias aéreas? Através do modelo validado por Vila e Gimeno-Martínez (2010), o presente artigo visa analisar as possíveis semelhanças e diferenças de percepção, atitude e intenção de compra de consumidores brasileiros e espanhóis frente a ações de responsabilidade social de companhias aéreas. Para atingir os objetivos propostos, realizar-se-á uma survey com consumidores espanhóis e brasileiros através de quatro escalas que medem: (1) a RSC das companhias de transporte aéreo; (2) a imagem das companhias aéreas percebida pelos consumidores; (3) a atitude dos consumidores frente às companhias e; (4) a intenção de uso do transporte aéreo. Os dados coletados serão tratados através da Modelagem de Equações Estruturais, a qual permitirá analisar a relação causal entre tais variáveis
Observação
[Não informado]
Projeto em âmbito confidencial
Não
Projeto superior
-
Palavra-chave 1
responsabilidade social
Palavra-chave 2
cultura
Palavra-chave 3
consumidor
Palavra-chave 4
[Não informado]
Tipo de evento
Não se aplica
Carga horária do curso
[Não informado]
Situação
Concluído/Publicado
Avaliação
Sem pendências de avaliação
Última avaliação
27/12/2013
Gestão do conhecimento e gestão financeira
O projeto pode gerar conhecimento passível de proteção?
Não
Propriedade Intelectual
[Não informado]
Proteção Especial
[Não informado]
Direito Autoral - Copyright
Não
O projeto contrata uma fundação? Indique a fundação
Não necessita contratar fundação
Classificações
Tipo
Classificação
Classificação CNPq
6.02.00.00-6 ADMINISTRAÇÃO
Grupo do CNPq
444 Estratégias Inovadoras para Sustentabilidade Organizacional
Linha de pesquisa
06.02.00 ANALISE DE MERCADO E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Quanto ao tipo de projeto de pesquisa
2.03 Projeto de Dissertação

Nenhum objetivo estratégico indicado
Participantes
Matrícula Nome Função Carga Horária Período
@{matricula} @{pessoa.nomePessoa} @{funcao.descricao} @{cargaHoraria} h/semana @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Órgãos
Unidade Função Período
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Plano de Trabalho
Metas/Indicadores/Fases