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Dados Básicos
Título
Uso de Recursos Didáticos Alternativos em Educação Ambiental
Número do projeto
028980
Número do processo
028980
Classificação principal
Extensão
Data inicial
01/05/2011
Data final
31/12/2011
Resumo
A importância de formar um elo entre o Meio Acadêmico e as Instituições de Ensino não pode ser negada, pois as escolas enfrentam dificuldades devido à carência de recursos didáticos alternativos e assim, idéias novas e criativas permitem a construção dos mesmos com material de baixo custo, tornando-se viável a construção dos materiais e dando acesso a todos os alunos. Sendo assim, este projeto tem como objetivo principal a contribuição com a ciência geográfica, sobretudo nos estudos relacionados à questão ambiental, desenvolvendo um sistema metodológico de conhecimentos teórico-práticos, com uso de materiais alternativos didáticos. A proposta metodológica para o desenvolvimento do projeto compreende duas fases: a primeira, realizada em laboratório, a qual compreende revisão bibliográfica e construção de maquetes, de jogos didáticos, e de uma cartilha de apoio; a segunda fase, junto as respectivas turmas de alunos, no município de Cacequi, quando serão aplicados estes recursos didáticos, incluindo ainda saídas a campo para que os alunos vejam in loco o que foi trabalhado em sala de aula. Visitar uma voçoroca, ver um lençol freático exposto, um areal ou observar qualquer problema ambiental faz com que o aluno sinta que o que foi trabalhado em sala de aula realmente existe, está perto e precisa ser pensado. Todo o material didático desenvolvido para a aplicação deste projeto ficará na escola para que outros professores e/ou alunos possam também utilizá-los em outras ocasiões. O trabalho de Educação Ambiental deve ser desenvolvido a fim de ajudar os alunos a construir uma consciência global das questões relativas ao meio para que possam assumir posições afinadas com os valores referentes a sua proteção e melhoria. Para isso é importante que possam atribuir significado àquilo que aprendem sobre a questão ambiental. E esse significado é resultado da ligação que o aluno estabelece entre o que aprende e sua realidade cotidiana, da possibilidade de estabelecer ligações, e também da possibilidade de utilizar o conhecimento em outra situação.
Observação
[Não informado]
Projeto em âmbito confidencial
Não
Projeto superior
-
Palavra-chave 1
Meio ambiente
Palavra-chave 2
educação ambiental
Palavra-chave 3
recursos didáticos
Palavra-chave 4
[Não informado]
Tipo de evento
Não se aplica
Carga horária do curso
[Não informado]
Situação
Concluído/Publicado
Avaliação
Sem pendências de avaliação
Última avaliação
09/01/2012
Gestão do conhecimento e gestão financeira
O projeto pode gerar conhecimento passível de proteção?
Não
Propriedade Intelectual
[Não informado]
Proteção Especial
[Não informado]
Direito Autoral - Copyright
Não
O projeto contrata uma fundação? Indique a fundação
Não necessita contratar fundação
Classificações
Tipo
Classificação
Classificação CNPq
1.07.01.14-1 GEOLOGIA AMBIENTAL
Caracterização das ações de extensão
02 PROJETO DE EXTENSÃO
Áreas temáticas e linhas de extensão
05.01 Educação Ambiental
Áreas temáticas (nova política de extensão/2008)
01 Artes e Letras
Linhas de extensão (nova política de extensão/2008)
62 Questões ambientais

Nenhum objetivo estratégico indicado
Participantes
Matrícula Nome Função Carga Horária Período
@{matricula} @{pessoa.nomePessoa} @{funcao.descricao} @{cargaHoraria} h/semana @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Órgãos
Unidade Função Período
@{descricao} @{funcao.descricao} @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Cidades de atuação
Cidades
Cidade
UF
Período
Cacequi
RS
01/05/2011 a 31/12/2011
Público alvo
Público alvo
40
Tipo de público
1º Grau
Plano de Trabalho
Metas/Indicadores/Fases