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Dados Básicos
Título
A INCLUSÃO SOCIAL DE JOVENS EM SITUAÇÃO DE RISCO PESSOAL E SOCIAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO SANTA MARIA/RS.
Número do projeto
027618
Número do processo
027618
Classificação principal
Pesquisa
Data inicial
09/03/2011
Data final
31/12/2015
Resumo
Percebemos a distância que a escola de Ensino Médio está das necessidades dos alunos e alunas em situação de risco pessoal e social, porque de uma certa forma ela continua sendo somente para alguns, os que conseguem ser mais fortes que o sistema, que expulsa, não é exclusão não, é sim, expulsão mesmo, com função de preparar somente para o vestibular não tendo sensibilidade para a situação diferenciada de cada aluno/aluna. O número de escolas de Ensino Médio é menor do que as escolas de Ensino Fundamental. As salas de aula destas escolas normalmente têm um grande número de alunos e alunas ficando difícil fazer um trabalho diferenciado, a infra-estrutura física e humana deficitária. Este projeto apresenta o problema de pesquisa: Como realizar a efetiva inclusão social dos jovens que se encontram "invisíveis" nas escolas de ensino médio? e tem por objetivo geral: Aprofundar estudos sobre jovens em situação de risco pessoal e social em Políticas Públicas - Educação - Ensino Médio, para a construção de sua efetiva cidadania. pretendo dialogar com autores como Spósito (1999, 1998...), Dayrell (2003,2002), Melucci (1997), entre outros. A metodologia estaremos utilizando pesquisa quanti/qualitativa, pois acreditamos como (MINAYO, 1996, p. 22) que "o conjunto de dados quantitativos e qualitativos, porém, não se opõem. Ao contrário, se complementam.
Observação
[Não informado]
Projeto em âmbito confidencial
Não
Projeto superior
-
Palavra-chave 1
Ensino Médio
Palavra-chave 2
Juventude
Palavra-chave 3
Escola pública
Palavra-chave 4
Situação de risco pessoal
Tipo de evento
Não se aplica
Carga horária do curso
[Não informado]
Situação
Concluído/Publicado
Avaliação
Sem pendências de avaliação
Última avaliação
20/12/2016
Gestão do conhecimento e gestão financeira
O projeto pode gerar conhecimento passível de proteção?
Não
Propriedade Intelectual
[Não informado]
Proteção Especial
[Não informado]
Direito Autoral - Copyright
Não
O projeto contrata uma fundação? Indique a fundação
Não necessita contratar fundação
Classificações
Tipo
Classificação
Classificação CNPq
7.08.07.04-3 EDUCAÇÃO EM PERIFERIAS URBANAS
Grupo do CNPq
280 Filosofia, Cultura e Educação
Linha de pesquisa
09.01.05 PEDAGOGIA
Quanto ao tipo de projeto de pesquisa
2.01 Projeto de Pesquisa Pura

Nenhum objetivo estratégico indicado
Participantes
Matrícula Nome Função Carga Horária Período
@{matricula} @{pessoa.nomePessoa} @{funcao.descricao} @{cargaHoraria} h/semana @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Órgãos
Unidade Função Período
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Plano de Trabalho
Metas/Indicadores/Fases