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Dados Básicos
Título
Entre os Muros Multiculturais da Mídia e da Escola: a construção social da identidade e diferença
Número do projeto
026219
Número do processo
026219
Classificação principal
Pesquisa
Data inicial
01/03/2010
Data final
01/03/2015
Resumo
A questão da identidade e da diferença é um problema social, mas também midiático, pois a contemporaneidade caracteriza-se como, essencialmente, heterogênea. Nesse contexto, o outro e visto como o diferente e estranho. Esse estranhamento pode ser decorrente da classe social, da cor, do gênero, da raça, da nacionalidade, do sexo, da religião ou ate mesmo da estética corporal. Multiculturalismo e diferença são abordadas de forma periférica, tanto pela mídia quanto pela Escola. Neste cenário, o "multiculturalismo" apóia-se, fundamentalmente, em apelos a tolerância e ao respeito às diferenças. Assim, a identidade e a diferença tendem a ser naturalizadas, impedindo uma analise critica e política. (SILVA, 2009) Diante disso, a presente pesquisa pretende responder os seguintes problemas: as questões da identidade e da diferença se esgotam no respeito e na tolerância para com a diversidade e a diferença? Em um contexto multicultural o respeito e a tolerância são suficientes para uma comunicação e educação critica e questionadora? Como a identidade e a diferença são representadas e produzidas, narrativamente, pela mídia e reproduzidas nos diferentes ambientes escolares? Quais são os mecanismos e as instituições que estão ativamente envolvidos na produção e fixação da identidade e das diferenças? O objeto de investigação é o sentido da identidade e da diferença para jovens de classes populares de Escolas Públicas localizadas nas cidades de Santa Maria-RS, sertão Pernambucano, baixada Fluminense- RJ e periferia paulista. Para as escolas pernambucana, carioca e paulista, a análise será feita a partir dos relatos apresentados no Documentário "Pro Dia Nascer Feliz". Já, para a Escola Local serão feitos grupos focais onde a análise se dará a partir da percepção e apropriação de sentidos do documentário Pro Dia Nascer Feliz.
Observação
[Não informado]
Projeto em âmbito confidencial
Não
Projeto superior
-
Palavra-chave 1
midia
Palavra-chave 2
escola
Palavra-chave 3
identidade
Palavra-chave 4
diferenças
Tipo de evento
Não se aplica
Carga horária do curso
[Não informado]
Situação
Concluído/Publicado
Avaliação
Sem pendências de avaliação
Última avaliação
01/07/2016
Gestão do conhecimento e gestão financeira
O projeto pode gerar conhecimento passível de proteção?
Não
Propriedade Intelectual
[Não informado]
Proteção Especial
[Não informado]
Direito Autoral - Copyright
Não
O projeto contrata uma fundação? Indique a fundação
Não necessita contratar fundação
Classificações
Tipo
Classificação
Classificação CNPq
6.09.00.00.81 Comunicação Midiática
Linha de pesquisa
09.01.03 COMUNICACAO E MIDIA
Quanto ao tipo de projeto de pesquisa
2.01 Projeto de Pesquisa Pura

Nenhum objetivo estratégico indicado
Participantes
Matrícula Nome Função Carga Horária Período
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Órgãos
Unidade Função Período
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Plano de Trabalho
Metas/Indicadores/Fases