Visualizar projeto

Dados Básicos
Título
ESTUDO DOS DESVIOS FONOLÓGICOS: CLASSIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO
Número do projeto
024656
Número do processo
024656
Classificação principal
Pesquisa
Data inicial
25/05/2009
Data final
21/12/2012
Resumo
INTRODUÇÃO: crianças que têm escores de acordo com a idade em testes de inteligência não verbal, exibem audição normal e não apresentam sinais neurológicos ou comprometimento orgânico, mas apresentam dificuldades nos sons da fala, tem como diagnóstico o desvio fonológico. O desvio fonológico trata-se de uma patologia dita sem causa orgânica aparente. No entanto, alguns fatores podem comprometer o desenvolvimento fonológico, tais como memória fonológica, consciência fonológica, entre outros. OBJETIVOS: estudar diferentes formas de classificação para o desvio fonológico e avaliar as habilidades lingüísticas, práxicas e auditivas em crianças com desvio fonológico comparando esses resultados com o desempenho de crianças com desenvolvimento fonológico normal. JUSTIFICATIVA: conhecer o sistema fonológico e as dificuldades apresentadas por crianças com desvio fonológico é imprescindível para uma adequada intervenção terapêutica. METODOLOGIA: serão selecionadas crianças com desvio fonológico e com desenvolvimento fonológico normal, de ambos os sexos, e idade entre 4 e 8 anos, cujos pais autorizarem a participação na pesquisa após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). O grupo com desvio fonológico será composto por crianças que aguardam atendimento no setor fala, que realizaram triagem fonoaudiológica no Serviço de Atendimento Fonoaudiológico (SAF), tendo como diagnóstico desvio fonológico. Ainda, farão parte do grupo com desvio fonológico e do com desenvolvimento fonológico normal aquelas que forem encaminhadas pelos professores após autorização das escolas através da assinatura do Termo de Consentimento Institucional e da assinatura do TCLE pelos pais e/ou responsáveis. Todas as crianças serão submetidas às seguintes avaliações fonoaudiológicas: linguagem, sistema fonológico, sistema estomatognático, processamento auditivo, discriminação auditiva, consciência fonológica, memória de trabalho, vocabulário e habilidades práxicas. Além disso, quando necessário as crianças serão encaminhadas para avaliação neurológica, otorrinolaringológica e psicológica.
Observação
[Não informado]
Projeto em âmbito confidencial
Não
Projeto superior
-
Palavra-chave 1
[Não informado]
Palavra-chave 2
[Não informado]
Palavra-chave 3
[Não informado]
Palavra-chave 4
[Não informado]
Tipo de evento
Não se aplica
Carga horária do curso
[Não informado]
Situação
Concluído/Publicado
Avaliação
Sem pendências de avaliação
Última avaliação
14/01/2013
Gestão do conhecimento e gestão financeira
O projeto pode gerar conhecimento passível de proteção?
Não
Propriedade Intelectual
[Não informado]
Proteção Especial
[Não informado]
Direito Autoral - Copyright
Não
O projeto contrata uma fundação? Indique a fundação
Não necessita contratar fundação
Classificações
Tipo
Classificação
Classificação CNPq
4.07.00.00-3 FONOAUDIOLOGIA
Grupo do CNPq
126 CENTRO DE ESTUDOS DE LINGUAGEM E FALA (CELF) - AQUISIÇÃO, DESENVOLVIMENTO E DISTÚRBIOS DA LINGUAGEM
Linha de pesquisa
99.00.00 LINHA DE PESQUISA INEXISTENTE
Quanto ao tipo de projeto de pesquisa
2.03 Projeto de Dissertação

Nenhum objetivo estratégico indicado
Participantes
Matrícula Nome Função Carga Horária Período
@{matricula} @{pessoa.nomePessoa} @{funcao.descricao} @{cargaHoraria} h/semana @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Órgãos
Unidade Função Período
@{descricao} @{funcao.descricao} @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Plano de Trabalho
Metas/Indicadores/Fases