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Dados Básicos
Título
AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM: BLOGS PEDAGÓGICOS PARA FOMENTAR A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL DA COMUNIDADE ESCOLAR
Número do projeto
024004
Número do processo
024004
Classificação principal
Extensão
Data inicial
01/04/2009
Data final
02/12/2009
Resumo
Tema Utilização de blogs pedagógicos para despertar a consciência ambiental da comunidade escolar e sua respectiva difusão na comunidade local, buscando a associação das sustentabilidade ambiental com questões ligados ao espaço de vivência dos envolvidos. Relevância do projeto Com as possibilidades tecnológicas do computador, esta proposta provocará uma interação rica e motivadora com o estudante, despertando não só a aquisição de conhecimento, mas também uma aprendizagem "construtivista" e crítica. É importante destacar que o uso de um recurso gratuito é fundamental para a proposta de trabalho em escolas públicas. Além disso, buscar a conexão da escola com a comunidade é um quesito indispensável para a efetivação de uma escola motivadora e atenta as questões que a circulam geograficamente. a presente ação abordará o uso das tecnologias da informação, dando enfoque aos blogs pedagógicos, sendo sua criação disponibilizada gratuitamente na Internet. Expor-se-á as funcionalidades deste recurso e suas possibilidades para a tomada de consciência ambiental, assim como uma possibilidade de tornar o aluno agente de seu próprio conhecimento. Além disso, procurar-se-á fomentar os alunos a divulgar o blog na comunidade local, a fim de que a mesma participe ativamente nas atividades. Ligar a comunidade à escola é um preceito constitucional constante na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e, que implicitamente disposto, revela a difusão da democratização das escolas públicas.
Observação
Objetivo geral Utilizar blogs pedagógicos como recurso didático-pedagógico na tomada de consciência ambiental nas escolas públicas, com a finalidade de inserir as tecnologias da informação no cotidiano escolar e possibilitar aos estudantes a construção pessoal do conhecimento na interação com o computador. Objetivos específicos - Realizar um levantamento de bibliografias afins; - Desenvolver com os alunos a construção reflexiva da atividade, após embasamento conceitual; - Instigar os alunos a respeito dos assuntos ligados à consciência ambiental e sustentabilidade. - Utilizar na sala de informática da(s) escola(s), da rede pública de ensino os blogs; - Monitorar e avaliar a interação do aluno com o computador, promovendo a liberdade de iniciativa e controle do estudante na exploração dos recursos; - Criar um blog pedagógico juntamente com os educandos e promover sua difusão na comunidade local.
Projeto em âmbito confidencial
Não
Projeto superior
-
Palavra-chave 1
[Não informado]
Palavra-chave 2
[Não informado]
Palavra-chave 3
[Não informado]
Palavra-chave 4
[Não informado]
Tipo de evento
Não se aplica
Carga horária do curso
[Não informado]
Situação
Concluído/Publicado
Avaliação
Sem pendências de avaliação
Última avaliação
18/01/2010
Gestão do conhecimento e gestão financeira
O projeto pode gerar conhecimento passível de proteção?
Não
Propriedade Intelectual
[Não informado]
Proteção Especial
[Não informado]
Direito Autoral - Copyright
Não
O projeto contrata uma fundação? Indique a fundação
Não necessita contratar fundação
Classificações
Tipo
Classificação
Classificação CNPq
1.07.05.00-7 GEOGRAFIA FÍSICA
Caracterização das ações de extensão
02 PROJETO DE EXTENSÃO
Áreas temáticas e linhas de extensão
01.00 COMUNICAÇÃO
Áreas temáticas (nova política de extensão/2008)
08 Meio Ambiente
Linhas de extensão (nova política de extensão/2008)
62 Questões ambientais

Nenhum objetivo estratégico indicado
Participantes
Matrícula Nome Função Carga Horária Período
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Órgãos
Unidade Função Período
@{descricao} @{funcao.descricao} @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Público alvo
Público alvo
180
Tipo de público
2º Grau
Plano de Trabalho
Metas/Indicadores/Fases