Visualizar projeto

Dados Básicos
Título
Recursos de apoio didático no ensino de geografia física: uso de materiais alternativos como instrumento para o ensino do relevo e conscientização sobre a conservação ambiental.
Número do projeto
020213
Número do processo
020213
Classificação principal
Ensino
Data inicial
30/04/2007
Data final
30/04/2008
Resumo
A Compreensão de conceitos em geografia física a partir da observação dos fenômenos torna-se mais fácil. A relação de como ocorre a formação e a evolução do relevo a partir da diversidade de ambientes, seja por influência do clima ou pela natureza litológica/pedológica e, ainda o processo erosivo desencadeado por ação natural ou antrópica, pode ser melhor entendida se atividades diretas de observação e/ou recursos didáticos alternativos forem empregados. O significado desses fenômenos a partir do livro didático auxiliado pela observação, permite construir juntamente aos alunos uma concepção da relação entre a teoria e a realidade. A disciplina de geografia permite que essa realidade possa ser facilmente compreendida pela aluno. O ramo da geografia física, por exemplo, pode ser explorado a partir da observação direta dos fenômenos naturais ou através de ensaios e simulações. Nesse sentido o projeto pretende verificar como o livro didático aborda esses conceitos no ensino fundamental e, posteriormente, construir recursos didáticos que possam ser utilizados pelo professor de geografia estabelecendo a relação entre teoria x prática. O desenvolvimento do projeto permitirá observar conceitos e analisar a eficácia dos recursos didáticos alternativos na construção do conhecimento além de possibilitar uma visão prática da realidade na qual os alunos estão inseridos.
Observação
[Não informado]
Projeto em âmbito confidencial
Não
Projeto superior
-
Palavra-chave 1
[Não informado]
Palavra-chave 2
[Não informado]
Palavra-chave 3
[Não informado]
Palavra-chave 4
[Não informado]
Tipo de evento
Não se aplica
Carga horária do curso
[Não informado]
Situação
Concluído/Publicado
Avaliação
Sem pendências de avaliação
Última avaliação
07/02/2008
Gestão do conhecimento e gestão financeira
O projeto pode gerar conhecimento passível de proteção?
Não
Propriedade Intelectual
[Não informado]
Proteção Especial
[Não informado]
Direito Autoral - Copyright
Não
O projeto contrata uma fundação? Indique a fundação
Não necessita contratar fundação
Classificações
Tipo
Classificação
Quanto ao tipo de projeto de ensino
1.04 Projeto de Ensino e Extensão

Nenhum objetivo estratégico indicado
Participantes
Matrícula Nome Função Carga Horária Período
@{matricula} @{pessoa.nomePessoa} @{funcao.descricao} @{cargaHoraria} h/semana @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Órgãos
Unidade Função Período
@{descricao} @{funcao.descricao} @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Plano de Trabalho
Metas/Indicadores/Fases