Visualizar projeto

Dados Básicos
Título
A IMAGEM ORGANIZACIONAL: BASE PARA O RELACIONAMENTO ENTRE A UNIVERSIDADE A E SEUS PÚBLICO
Número do projeto
019474
Número do processo
019474
Classificação principal
Pesquisa
Data inicial
03/08/2006
Data final
01/09/2006
Resumo
Estabelecendo a relevância de tal projeto, fica o questionamento central e que pretende ser respondido ao final do trabalho de pesquisa: "A comunicação organizacional e seus instrumentos, transmitem a cultura e consolidam a imagem organizacional desta IES sendo devidamente reconhecidos pelos seus públicos"? O estudo fundamenta-se no modelo de Fox e Kotler apresentado no artigo "Análise da Imagem Organizacional de Universidades por Meio da Matriz Familiaridade - Favorabilidade" elaborado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Metodista de Piracicaba (FEAU/UNIMEP). O referido trabalho relata os resultados de uma análise de imagem organizacional realizada por meio da MFF em cinco universidades paulistas pertencentes a uma mesma região geográfica. Fundamentado no trabalho citado, este estudo apresenta o uso da Matriz Familiaridade-Favorabillidade para mensurar a audiência de três instrumentos de comunicação organizacional: um jornal institucional, uma rádio FM e um projeto social e não apenas de instituições. "Impactos da cultura e da comunicação na gestão do conhecimento", esse é o título do artigo elaborado no Curso de Pós - Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que também baliza o presente estudo. As autoras refletem sobre as variáveis cultura, comunicação e gestão do conhecimento, mostrando a importância de entender a comunicação para compreender a disseminação da cultura dentro de uma organização. Pensamento semelhante é defendido aqui, considerando como terceira variável não a gestão do conhecimento, mas a imagem institucional. Apresentaremos a seguir, o objetivo maior que norteia o trabalho e também os quatro objetivos específicos que serão os passos necessários para que o objetivo geral da pesquisa seja alcançado. Analisar, por meio da Matriz familiaridade-Favorabilidade proposta por Fox e Kotler (1994), a comunicação organizacional da IES escolhida, estabelecendo através do reconhecimento pelos públicos externo e interno dos instrumentos escolhidos se a comunicação está transmitindo a cultura e consolidando a imagem organizacional da Instituição. Identificar a tipologia cultural da organização e/ou os instrumentos de comunicação da IES; Apontar os reflexos da cultura organizacional nos instrumentos de comunicação da IES; Analisar a familiaridade e a favorabilidade dos públicos externo e interno da IES em relação os instrumentos de comunicação organizacional escolhidos; Determinar através dos resultados se os instrumentos de comunicação escolhidos estão transmitindo a cultura e consolidando a imagem organizacional da IES.
Observação
[Não informado]
Projeto em âmbito confidencial
Não
Projeto superior
-
Palavra-chave 1
[Não informado]
Palavra-chave 2
[Não informado]
Palavra-chave 3
[Não informado]
Palavra-chave 4
[Não informado]
Tipo de evento
Não se aplica
Carga horária do curso
[Não informado]
Situação
Concluído/Publicado
Avaliação
Sem pendências de avaliação
Última avaliação
02/02/2007
Gestão do conhecimento e gestão financeira
O projeto pode gerar conhecimento passível de proteção?
Não
Propriedade Intelectual
[Não informado]
Proteção Especial
[Não informado]
Direito Autoral - Copyright
Não
O projeto contrata uma fundação? Indique a fundação
Não necessita contratar fundação
Classificações
Tipo
Classificação
Classificação CNPq
6.02.01.00-2 ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Linha de pesquisa
06.07.00 ORGANIZACAO E GERENCIA DE INSTITUICOES DE ENSINO SUPERIOR
Quanto ao tipo de projeto de pesquisa
2.03 Projeto de Dissertação

Nenhum objetivo estratégico indicado
Participantes
Matrícula Nome Função Carga Horária Período
@{matricula} @{pessoa.nomePessoa} @{funcao.descricao} @{cargaHoraria} h/semana @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Órgãos
Unidade Função Período
@{descricao} @{funcao.descricao} @{dataInicial|format=dd/MM/yyyy} a @{dataFinal|format=dd/MM/yyyy}
Plano de Trabalho
Metas/Indicadores/Fases