Ajuda

Existem duas maneiras para acessar o sistema de ouvidoria da UFSM:

  • Através da página principal do portal da Universidade

    Acessando o portal da UFSM através do endereço eletrônico http://www.ufsm.br.
    Na página principal, existe um link de acesso ao Sistema de Ouvidoria.

  • Acessando diretamente o Sistema de Ouvidoria

    Acessando através do endereco eletrônico http://portal.ufsm.br/ouvidoria.

Acessando por qualquer uma das duas formas, você será direcionado ao Portal da Ouvidoria. Nessa página, há informações sobre o que é a Ouvidoria, seus objetivos, legislação, entre outras.

A partir do Portal da Ouvidoria, pode-se clicar no botão Clique aqui para fazer sua manifestação para criar uma nova manifestação, ou clicar em Clique aqui para visualizar uma manifestação feita para visualizar uma manifestação já realizada, acompanhando seu andamento.

Através do Sistema de Ouvidoria, pode-se fazer manifestações para a UFSM, enviando reclamações, denúncias, sugestões e elogios.
A tela de entrada do sistema exibe três opções de identificação para a criação de uma manifestação:

  • Com vínculo

    Deve ser utilizada pelas pessoas que possuem ou já possuíram algum vínculo com a UFSM e desejam se identificar à Ouvidoria. A vantagem da utilização dessa opção é que os dados pessoais do manifestante já aparecem preenchidos na manifestação, pois eles são recuperados automaticamente através do seu cadastro no Sistema de Informações para o Ensino - SIE. Para utilizar essa opção, é necessário saber seu usuário e senha para acesso aos serviços Web do SIE*, como o Portal da Biblioteca, Ponto Eletrônico, Portal do Aluno, Portal do Professor.

  • Sem vínculo

    Deve ser utilizada pelas pessoas que nunca tiveram vínculo regular com a UFSM. Nessa opção, o manifestante precisa informar os seus dados pessoais no momento que está construindo a manifestação. Essa opção também pode ser utilizada por quem já teve vínculo com a UFSM, mas perdeu ou esqueceu seu usuário e senha de acesso aos serviços Web.

  • Anônimo

    Essa opção deve ser utilizada quando o manifestante não quer se identificar, uma vez que os dados pessoais do manifestante não serão obrigatórios.

Se o manifestante selecionar a opção Com vínculo, será necessário informar seu usuário e senha de acesso aos serviços Web do SIE. O usuário e a senha a ser informado são os mesmos utilizados para acessar o Portal do Professor, o Portal do Aluno, os serviços da biblioteca (empréstimo, renovação Web, etc.), entre outros serviços.

Após o manifestante identificar-se, o sistema verifica quais vínculos ele possui ou possuiu com a UFSM, independente de serem regulares ou não (exemplo: aluno formado, servido aposentado, etc.). Se o usuário possui um unico vinculo com a UFSM, ele será direcionado diretamente para o Formulário de Manifestação. Caso ele possua mais de um vínculo, aparecerá outra tela com todos os seus vínculos para escolher um deles. É aconselhável escolher o vínculo mais novo, cujos dados pessoais, principalmente relacionados à e-mail e endereço, serão os mais atualizados.

Após selecionar um vínculo, iniciar uma manifestação de anônima ou sem vínculo, o manifestante será direcionado para a tela do Formulário de Manifestação.

Através deste formulário é possível enviar uma manifestação para a UFSM. Se o manifestante acessou esse formulário através do link Com Vínculo, os campos de identificação e de endereço já virão preenchidos. Se foi acessado através do link Sem Vínculo, nenhum campo virá preenchido, e ele terá que informá-los. Acessando como Anônimo, os campos de identificação pessoal ficarão desabilitados.

A seguir, o manifestante deve preencher os campos referentes à manifestação. Os campos indicados com um * (asterisco na cor vermelha) são de preenchimento obrigatório. Os dois primeiros campos desse formulário merecem um destaque especial:

  • Você deseja que sua identidade seja ocultada no trâmite da manifestação?

    Para essa pergunta, existem duas possibilidades de resposta: Sim ou Não:

    • Se a opção Não estiver selecionada, o manifestante que se identificou não terá sua identidade preservada quando a manifestação tramitar pelas unidades administrativas competentes, na Universidade. Dessa forma, as unidades envolvidas na manifestação saberão a identidade do manifestante.
    • Se a opção Sim estiver selecionada, o manifestante que se identificou terá sua identidade revelada somente para a Ouvidoria da UFSM. Sua identidade será ocultada durante os trâmitas pelas unidades administrativas relacionadas à manifestação.
  • Como você gostaria de receber a resposta?

    Essa questão indica como será enviado o retorno da manifestação para o manifestante. Existem três opções possíveis: Não necessita resposta, Carta resposta e E-mail. Marcando a opção Não necessita resposta, nenhuma notificação será enviada quando a manifestação for concluída pela UFSM. Entretanto, selecionando qualquer uma das outras opções, será enviada uma resposta da Ouvidoria ao manifestante, via e-mail ou carta. Nesses casos, alguns campos do grupo Endereço atual, na manifestação, terão preenchimento obrigatório.

É possível anexar arquivos na manifestação, através do campo de anexo. Clicando no botão com ícone + (sinal matemático de adição), aparecerá um campo para selecionar o arquivo de interesse. Pode-se anexar mais de um arquivo, porém o tamanho máximo permitido para cada um é de 4 Mbytes.

Após inserir todas as informações necessárias no Formulário de Manifestação, o usuário deve prosseguir com o envio. Se todos os campos obrigatórios estiverem preenchidos, a manifestação será gravada e enviada para a Ouvidoria da UFSM. Após o envio, é exibida uma mensagem informando alguns dados da manifestação, em especial, seu número e código (hash). É importante guardar esses dadosesses dados para consulta ao andamento da manifestação. Se foi informado um endereço de e-mail, o sistema mandará essas mesmas informações como correio eletrônico.

Se for desejo do manifestante, essa tela poderá ser impressa e clicando no botão Imprimir.

É possível acompanhar o andamento da manifestação, através do botão Clique aqui para visualizar uma manifestação feita, a partir da página inicial do Sistema de Ouvidoria. Deve-se indicar o número da manifestação e seu código hash de visualização. Essas informações são exibidas após o envio da manifestação, e também enviadas como mensagem eletrônica, caso um endereço de e-mail seja indicado na manifestação. Caso perda esses dados, eles podem ser recuperados através do link Esqueci número ou código, presente na mesma tela onde estes dados deveriam ser informados. Para recuperar os códigos e números das manifestações realizadas, é preciso informar o endereço de e-mail utilizado e seu número de identidade ou passaporte.