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Anais 25ª JAI

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POSSIBILIDADES DE ELABORAÇÃO DE PROPOSTAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM SERVIÇO VINCULADAS AO DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DE ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA

LEILA ADRIANA BAPTAGLIN1, EDUARDO ADOLFO TERRAZZAN 2, MARIA ELIZA GAMA SANTOS 3

Resumo

Este trabalho resulta de ações desenvolvidas no âmbito do projeto “Ações extensionistas de assessoramento ao Sistema de Ensino na organização do Trabalho escolar” (AEA) que é realizado pelo Grupo de Estudos, Pesquisas e Intervenções “Inovação Educacional, Práticas Educativas e Formação de Professores” - Gepi INOVAEDUC. A experiência de trabalho que apresentamos refere-se à organização e efetivação de um programa de FCPS para uma das escolas da Rede Municipal de Santa Maria. Esta proposta apresenta-se em fase inicial, assim, apresentaremos aqui o processo de elaboração do programa de FCPS. A primeira proposta, com 8 encontros previstos, foi organizada a partir de uma listagem de temas definidos pelos professores e equipe diretiva da escola, a saber: Interdisciplinaridade na prática; preservação X qualidade de vida; a afetividade no cenário educativo; Projetos: Por quê? Para quê? Como?; Educação Humanizadora; A saúde do professor e a Prática docente. A partir disso, procuramos, no primeiro encontro, problematizar estes temas com base em expressões contidas no PPP da escola, a fim de que esses percebessem outras necessidades formativas. Esta sistemática foi realizada, pois acreditamos que a estrutura do programa de FCPS tem de ser elaborada coletivamente pelos profissionais que a formam. A partir das discussões, os professores reformularam a proposta inicial com a qual elaboramos a proposta de FCPS que ficou estruturada com os seguintes temas: 1- Educação Humanizadora; 2- Interdisciplinaridade; 3- Prática docente; 4- Trabalho do professor; 5-Currículo; 6- Avaliação. A partir desta elaboração, no segundo encontro iniciamos o tema da Educação Humanizadora com referencial em Antoni Gramsci. Este encontro foi o ponto de partida para discussões relativas ao contexto escolar, aos conteúdos e a forma como estes são articulados para a efetivação de uma educação humanizadora.

Objetivos

Objetivamos apresentar e discutir as ações que possibilitam a elaboração coletiva de propostas de FCPS pautada nas necessidades de desenvolvimento profissional dos professores no desenvolvimento institucional da escola.

Justificativa

Ao tratarmos do contexto educacional percebemos que este se encontra em crise para a efetivação de um ensino de qualidade. Isso pode ser percebido, pois nos últimos anos houve uma verdadeira corrida por parte dos Sistemas Públicos e das Escolas de Educação Básica para a elaboração de seus PPPs e para a elaboração e desenvolvimento de processos de FCPS. Aqui em específico, ao tratarmos de um programa de FCPS podemos sinalizar algumas questões levantadas por Santos (2007) quando nos traz a situação da Formação continuada. Segundo ela temos dois pontos positivos neste processo: 1- a escola tem buscado a Formação Continuada; 2- as escolas estão priorizando os tempos e espaços escolares para a realização desta formação. Embora essas premissas positivas, Santos (2007, p. 179) conclui que “o modelo existente nas escolas, a sua organização, a forma como as temáticas são definidas, a forma como os formadores são convidados e inseridos neste processo e o tipo de funcionamento dos encontros realizados, retratam um processo que podemos chamar de (in) formação (des) continuada tendo em vista o caráter fragmentado das propostas desenvolvidas”. Com estas considerações e em pesquisas realizados pelo Gepi INOVAEDUC percebemos “a necessidade de inovações e mudanças nestes processos, pois é consenso, atual, que os processos existentes pouco têm contribuído para a melhoria das práticas escolares e pedagógicas bem como há a persistência de uma estrutura escolar que não se apresenta articulada ao Projeto Político Pedagógico.” (FIEX, 2010, p.5)

Metodologia e Marco Teórico e Conceitual

Este trabalho apresenta uma experiência de elaboração um programa de FCPS com uma das escolas da Rede Municipal de Santa Maria. Como já sinalizado, os programas de FCPS tem sido recorrentemente solicitados tendo em vista o desenvolvimento profissional e institucional das escolas de Educação Básica. Contudo, o que se tem ainda são programas em que prevalece uma formação continuada “individualista e generalista” (GAMA, 2007, p. 176). É neste sentido que procuramos na elaboração e desenvolvimento deste programa de FCPS organizar nossa inserção, a escolha dos temas e o funcionamento dos encontros em conjunto com a equipe escolar. Para a organização deste programa contamos com a participação de 12 professores, a diretora e a supervisora pedagógica da referida escola. Na efetivação deste programa procuramos observar alguns pontos que vem se repetindo nos programas de FCPS e que foram observadas na dissertação de mestrado de Santos (2007), a saber: “1- As ações formativas não têm um cunho institucional, são ações definidas isoladamente e orientadas pelas às concepções dos profissionais que, naquele momento, estão à frente das equipes diretivas; 2- Os processos de formação continuada não aparecem vinculados a um projeto claro e explicito de melhoria e desenvolvimento da escola; 3- Os formadores não possuem conhecimentos próprios sobre as realidades específicas nas quais atuarão a convite das escolas; 4- Os profissionais das escolas não fazem distinção entre a formação promovida por outras instituições e realizada em outros espaços com a formação continuada no espaço e durante o tempo escolar. 5- As práticas formativas realizadas têm contribuído para manter os conhecimentos produzidos na escola em posição de submissão àqueles produzidos fora da escola”. Assim, tendo por base estas constatações, a presente proposta de FCPS foi organizada em 8 encontros nos quais serão trabalhados temas definidos em consonância com profissionais participantes deste programa de FCPS. Sendo assim, foram definidos, para estes encontros, os seguintes temas: Educação Humanizadora, Interdisciplinaridade; Prática docente; Trabalho do professor; Currículo e Avaliação. Tendo em vista que este trabalho encontra-se em fase inicial, apresentaremos aqui os dois primeiros encontros.

Resultados Alcançados/Público Parceiro

No conjunto de 8 encontros elaborados para este programa de FCPS, acreditamos que os 2 primeiros apresentam de forma clara o processo de elaboração e estruturação da proposta. Assim, como o aceite da realização de um programa de FCPS, a escola nos solicitou alguns temas a serem trabalhados. A partir desta solicitação, realizamos o 1º encontro a fim de problematizar os temas propostos. Neste encontro trouxemos recortes retirados do PPP da escola os quais continham expressões recorrentemente utilizadas nos discursos educacionais, mas que não representam o que a escola realmente necessita. Isso pode ser evidenciado na dinâmica realizada onde, na apresentação das expressões, os professores não conseguiram identificar que estas faziam parte do PPP de sua escola. Neste sentido, podemos retomar o pensamento de Gramsci quando nos coloca a necessidade das questões que perpassam o ambiente escolar saírem do senso comum e adentrarem o campo teórico articulando-se com o bom senso. A partir desta atividade propomos a reformulação da proposta o que resultou uma mobilização destes profissionais em ações internas à escola. Na retomada, percebemos que houve poucos avanços, sendo realizados a inserção de outros temas como Prática docente e Processo de ensino aprendizagem, assim, realizamos uma reorganização a fim de que os temas apresentados pela escola e os propostos por nós estivessem em consonância. O 2º encontro teve como objetivo discutir qual a função da educação na sociedade. Para isso trouxemos um vídeo da obra de Gramsci colocando o enlace da educação com a formação humana. Partindo deste referencial propomos que estes profissionais, pensassem em práticas cotidianas que perpassam pela formação humana, fizessem a associação dos conteúdos curriculares com estas práticas e identificassem a ausência ou presença destes conteúdos em suas atividades realizadas em sala de aula. Estes passos possibilitaram a organização do encaminhamento a ser realizado neste programa de FCPS.

Indicadores de Avaliação Utilizados

Até o presente momento não realizamos nenhuma avaliação. No entanto, serão feitos grupos focais com os sujeitos envolvidos a fim de que possamos avaliar o tempo de realização dos encontros de FCPS bem como os conteúdos trabalhados e a pertinência destes para o desenvolvimento profissional dos professores e o desenvolvimento institucional da escola.

Referências

SANTOS, Maria Eliza Gama. Formação continuada de professores e desenvolvimento institucional de escolas públicas: articulações, dificuldades e possibilidades. Dissertação de mestrado PPGE/UFSM. 2007. Ações extensionistas de assessoramento aos sistemas de ensino na organização do trabalho escolar. GAP/CE/UFSM 023922- Submetido ao Edital FIEX/PRE/UFSM, 02/2010 de 17. Mar. 2010 Coleção Filósofos e a Educação. Antoni Gramsci.

1 autor, 2 orientador, 3 co-autor